segunda-feira, 26 de março de 2007

...no princípio

Visitantes,

Tem inicio mais um blog na internet. Este pretende mostrar que a frase de Lavoisier (Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma) também está presente na música.

Algumas canções são profundamente parecidas e cabe a este blog postar aquelas que estão dentro deste quesito. A opinião do internauta também conta e quem conhecer alguma música que é etremamente parecida com outra, é só entrar em contato com os moderadores da página.

Fica bem claro as seguintes proposições:

1) O site não tem o intuito de denegrir a imagem dos artistas, tão pouco as suas capacidades criativas. Quem bem conhece as regras de probabilidade, deve haver mais música do que o número possível de combinações de acordes ou batidas. Sendo assim, a cópia se torna muitas vezes inconsciente.

2) O site não tem o intuito de acusar os artistas de plágio. Como bem sabemos, alguns artistas podem ter se inspirado na música, fazendo aquela famosa homenagem. Cabe ao plagiado acreditar nisto.

Em termos lingüísticos (Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)

plágio
do Lat. plagiu <>
plagiato;
cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua.

3) Caso houver denuncia de plágio e o processo entre os dois artistas estiver correndo solto pela internet, o blog se prontificará em publicar a notícia.

4) Disponibilizaremos trechos das canções em que o momento parecido é bem evidente. Não colocaremos as canções na íntegra, por este não ser o objetivo em questão e tão pouco, queremos contribuir para a pirataria.

5) Como os moderadores não conhecem todas as músicas do mundo e conseqüentemente todas as canções parecidas, fica mais do que evidente que a participação dos internautas é de fundamental importância. Para que vocês nos coloque a par de tudo o que é parecido em termos musicais, escreva para nós: nesecree@yahoo.com.br

6) Temos consciência de que muitas músicas podem não ser parecidas. Para reconhecer que o acorde "x" da música "y" é idêntico ao da música "w", muitas vezes será necessário um ouvido treinado, pois os trechos das músicas parecidos muitas vezes não é evidente. Por isso, resolvemos criar uma escala: muito evidente (qualquer um consegue identificar), pouco evidente (alguns conseguem e muitos só conseguiriam se ouvir mais de uma vez as duas canções) e nada evidente (normalmente só ouvidos treinados conseguiriam).

7) Para nós, o reconhecimento das músicas também é uma questão pessoal. É o mesmo quando alguém lhe diz que fulano é parecido com sicrano. Para quem diz, é, e muitas vezes para nós, não.

8) O único intuito deste blog é o divertimento.

9) Além do divertimento, também acreditamos que quem visita o site está atrás de curiosidades. Quem nunca se perguntou: "Eu adoro esta canção. Será que tem alguma parecida com ela?". Cremos que vocês acharão as músicas parecidas para as suas canções prediletas.

10) Caso tudo isto já tenha sido criado, Lavoisier se aplica a mais campos que o estipulado.
11) Os comentários no blog foram ativados. Usuários podem comentar a respeito das comparações ou até mesmo dizer, em sua opinião, qual música se parece com outra. Foi ativado a moderação para que não haja problemas com comentários maldosos, propagandísticos ou inúteis.

A equipe do site agradece.

Nenhum comentário: