Bill Haley and His Comets X Chuck Berry X Hank Williams X Charlie Patton
Para facilitar a compreensão dos leitores, dividiremos este post em partes, igual fizemos na comparação de número 10: Barão Vermelho X The Stranglers X Elastica X Fábio Jr..
Antes, situaremos historicamente cada um dos músicos por ordem cronológica. Para facilitar, devido ao grande número de informações, o ano do lançamento da música e a música estarão em itálico.
Charlie Patton, um músico norte-americano que a grande maioria desconhece, é considerado o pai do Blues americano. A música mencionada neste post é de 1930, lançada em single num formato de 78 rpm; aqueles discos pesados que tinham no máximo uma música em cada lado (tinha um limite de quatro minutos por lado) que rodavam no gramofone. A música em questão é: "Going to Move to Alabama". Posteriormente ela foi lançada em 1969 junto com muitas outras numa coletânea do músico chamada "The Founder of The Delta Blues".
Em 1947, Hank Williams lançou o single que continha como lado A "Move It On Over".
Em 1954, o grupo de rock and roll Bill Haley and His Comets lançou o single da música "Rock Around the Clock" que é considerada a primeira música de rock. Embora seja considerada a primeira música de rock and roll, há muitas controvérsias a respeito. Uns acham que é uma gravada pelo Elvis Presley, outros acham que é uma versão de um blues, "Rocket 88" feita pelo próprio Bill Haley (não com o His Comets, mas com outra banda) e muitos acham que são outras canções que já soavam o estilo.
Como já foi situado no post anterior, "Roll Over Beethoven" do Chuck Berry foi lançado em 1956.
Vamos às comparações:
Hank Williams X Charlie Patton
A música do Hank Williams é claramente inspirada na do Charlie Patton. A sua estrutura melódica e ritmica é praticamente a mesma.
Semelhança muito evidente.
Uma nota curiosa: ouça a música do Charlie Patton depois que ouvir a do Hank Williams. Você colocará na pausa de Patton o backing vocal em que Williams preenche - Depois do "Move it on Over" tem o backing vocal. Você sentirá falta deste trecho ausente (quer dizer, o Williams que acabou colocando o backing vocal) na música do Patton.
Going to Move to Alabama - Charlie Patton (22s)
Move it On Over - Hank Williams (18s)
Bill Haley and His Comets X Hank Williams
Novamente, o ritmo e a melodia são bem parecidas nas duas músicas. Mas neste caso, não são idênticas. O que torna a semelhança pouco evidente.
Rock Around The Clock - Bill Haley and His Comets (18s)
Move it On Over - Hank Williams (18s)
Chuck Berry X Hank Williams
As músicas se parecem em apenas um momento. O refrão do Hank Williams, em que ele canta: "Move over little dog cause a big dog's movin in", se parece muito com a parte em que o Chuck Berry começa cantando "Roll Over Beethoven /(...)". Apenas coloquei "(...)" porque ele muda a segunda parte do refrão no decorrer da música.
É muito evidente a semelhança entre as duas partes, mas não são idênticas.
Roll Over Beethoven - Chuck Berry (06s)
Move it On Over - Hank Williams (06s)
Depois deste post complexo, é importante ressaltar que a música do Charlie Patton está presente, de uma forma ou de outra, em todas as músicas, já que foi ela quem inspirou a canção inspiradora (a do Hank Williams).
Uma pequena nota: Muitos poderiam perguntar: por que as músicas apresentadas aqui são mostradas como lançadas em single? A resposta é basicamente: o conceito que temos de álbum é recente. Para quem não sabe, até o lançamento do disco dos Beatles, "Sgt. Peppers", o formato em voga eram os singles, que traziam uma música de cada lado. Dificilmente o público comprava um disco contendo muitas músicas e até mesmo as gravadoras evitavam lançar este tipo de formato, pela baixa vendagem - devido à pouca procura. Quando o faziam, eram em forma de coletânea: um disco contendo vários singles.
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Nenhum comentário:
Postar um comentário