terça-feira, 8 de maio de 2007
Postagem Nº28
Beyoncé recentemente foi processada por plágio pela cantora Des'ree por esta ter utilizado bastante coisa da sua música. Ao que tudo indica, os discos da primeira cantora terão que ser retirados da loja e esta canção retirada dos futuros discos a serem lançados. Além de pagar US$ 150.000,00.
As duas músicas são muito parecidas em todos os aspectos. Mesmo piano de fundo para dar o brilho e o ritmo da música, mesmos instrumentos eruditos de corda para dar dramaticidade à canção. E a mesma voz de cantora americana; abuso de agudos, de voz trêmula (não sei o nome musical deste recurso). Não podemos deixar de citar que o refrão é o mesmo ("I'm Kissing You").
A música da Des'ree (seria um nome tão criativo quanto o will.I.am?) lançou a música "I'm Kissing You" em 1998 no disco Supernatural. Ela ficou mais conhecida por figurar a trilha sonora da versão pós-moderna que fez Shakespeare se revirar no túmulo, "Romeu + Julieta", de 1996.
A música da Beyonce se chama "Still in Love (I'm Kissing You)", em que o nome da música entre parânteses, ou foi uma forma de dizer: "olha, nós nos inspiramos nesta música" ou ela simplesmente se refere ao refrão. Ela foi lançada em DVD na edição especial do último CD da cantora ("B'Day" - lançado em 2006). O nome da edição é: "B'Day Anthology Video Album", lançado em 2007.
Vamos às provas:
Still in Love (I'm Kissing You) - Beyoncé [INTRO] - (21s)
I'm Kissing You - Des'ree [INTRO] - (23s)
Still in Love (I'm Kissing You) - Beyoncé [REFRÃO] (20s)
I'm Kissing You - Des'ree [REFRÃO] (20s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº27
Na época em que todos os integrantes tinham "cabelões", o grupo Bon Jovi lançou o disco "New Jersey" em 1988 e a música "I'll Be There For You" chegou em primeiro lugar nas paradas norte-americanas.
Em 1969, quando os Beatles tinham "cabelão, barba e bigode", eles lançaram o single "Get Back" que tinha como lado B, "Don't Let Me Down", música composta por John Lennon à Yoko Ono.
A música do Bon Jovi tem o vocal parecido com a música composta por Lennon.
Na hora em que Lennon começa a cantar depois do refrão "Don't let me down": "Nobody ever loved me like she does/ Oo she does, yes she does/And if somebody loved me like she do me/ Oo she do me, you she does", na música do Bon Jovi refere-se a parte em que ele canta: "I guess this time you're really leavin'/ I heard your suitcase say goodbye/ And as my broken heart lies bleeding/ You say true love is suicide"
Vamos às provas:
I'll Be There For You - Bon Jovi (28s)
Don't let me Down - The Beatles (24s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
sábado, 5 de maio de 2007
Postagem Nº26
Quem tiver a oportunidade de pegar as duas músicas para comparar (depois de ouvir os trechos do final do post) verá que elas são idênticas. Quem assistiu ao filme "Um beijo a mais" deve ter ouvido a canção do grupo inglês Athlete e possivelmente pensou se tratar da música da cantora canadense. Mas agora vamos aos fatos.
Em 2o02, uma jovem de 17 anos ficou mundialmente conhecida com a música "Complicated" (do álbum do mesmo ano "Let Go"), que tocava nas rádios do país e também na Mtv. Ela era uma versão rebelde das cantoras que até então faziam sucesso (Britney Spears e Christina Aguilera). Falamos de Avril Lavigne, e todo mundo conhecia estas informações. O que muita gente desconhece é que a dita música se parece com uma outra, a do grupo inglês supracitado.
Em 2003, o grupo não muito conhecido (pelo menos nestas verdejantes terras) Athlete lançou o disco "Vehicles and Animals" que tinha a música "El Salvador" (que compõe a trilha sonora de 'Um Beijo a Mais', filme que está em cartaz nos cinemas).
Quando este que vos fala ouviu a música em questão, ele achou que se tratava de uma versão da música da Avril Lavigne, já que ela foi lançada posteriormente. Porém, ao visitar sites na internet para obter esta informação, a minha surpresa foi que não encontrei nada a respeito.
Conclui-se que a semelança das duas músicas são muito, mas muito evidentes.
Vamos às provas:
El Salvador - Athlete (22s)
Complicated - Avril Lavigne (30s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº25
As duas primeiras bandas do título do post quase deu briga judicial. E o caso das duas é bem conhecido no mundo da mídia (creimos que você já deve ter lido sobre isto).
Em 2006, o Red Hot Chili Peppers lançou seu último disco, "Stadium Arcadium" que tinha como música inicial de trabalho, "Dani California". Além de tocar exaustivamente nas rádios, a banda fez um clip muito interessante para a música que também não parou de passar na Mtv. O clip é bem interessante e esta área é um ponto forte da banda (vide também o interessantíssimo "Californication" que por parecer um jogo, atingiu até o público infantil).
Por que esta música quase deu briga judicial?
Basicamente porque a música da banda californiana parece com uma outra canção, da banda "Tom Petty and the Heartbreakers", mais precisamente do cantor Tom Petty, que ouviu a música (quem não a ouviu?) e não gostou nem um pouco da semelhança da melodia e do tema. A música em questão é "Mary Jane's Last Dance", que foi lançada no álbum "Greatest Hits" de 1993.
E a música que ele diz que foi copiada também se parece com outra canção. A música se parece com a canção "Waiting for the Sun", da banda "Jayhawks", que está no disco de 1992, "Hollywood Town Hall".
Parece que Tom Petty pode dorme tranqüilo porque a sua música foi composta em 1989, enquanto que a outra em 1992.
Vamos às provas:
Dani California - Red Hot Chili Peppers (22s)
Mary Jane's Last Dance - Tom Petty and the Heartbreakers (32s)
Waiting for the Sun - Jayhawks (21s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps e Jayhawks: 192 kbps)
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Postagem Nº24
O ano passado (2006) o mundo da música comemorava os quarenta anos de um disco dos Beatles que seria crucial para este mundo. Foi considerado um divisor de águas e o causador da conturbada relação Beach Boys (lê-se Estados Unidos) X Beatles (Inglaterra). Os Beatles lançaram "Revolver" que inspiraria Brian Wilson a criar o "Pet Sounds" que foi um soco no estômago do quarteto de Liverpool e eles respoderam com o divisor-de-águas-mor "Sgt. Peppers Lonely Club Heart Band", em 1967 - Dado curioso: reza a lenda que foi o primeiro disco que continha um encarte com as letras das músicas. Depois disso, Brian Wilson se trancou no estúdio, quis compor algo superior ao projeto dos Beatles e acabou ficando louco. Ressaltamos que não só por essa idéia megalômana, mas também pelo uso de drogas, especialmente LSD, e também pelo enclausuramento dentro do estúdio. O disco do norte-americano não saiu, sendo lançado aos poucos nos álbuns posteriores e somente em 2004, Brian Wilson lançou o disco ironicamente chamado "Smile". Seria o nome uma afronta ao quarteto inglês?
Mas vamos ao motivo deste post, que não é analisar essas duas bandas.
Em 1966, como já foi citado, os Beatles (que os dedos querem digitar: "Os Beatles" ou os The Beatles) lançaram o disco Revolver que tinha como música inicial, "Taxman", composta pelo beatle mais novo, George Harrison. A melodia da guitarra se tornou clássica.
Já no outro lado do território inglês, uma banda punk das décadas de 70/80 chamada The Jam lançou um disco em 1980, chamado "Sound Affects" (olha o trocadilho do Affects com Effects), que tendia mais para o New Wave do que para o Punk Rock clássico. A música deste álbum é "Start!", que tem a melodia da guitarra e do baixo, assim como a batida, muito parecidas (senão idênticas). Isso torna a semelhança muito evidente.
Vamos às provas:
Start! - The Jam (15s)
Taxman - The Beatles (13s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
sábado, 21 de abril de 2007
Postagem Nº23
Bill Haley and His Comets X Chuck Berry X Hank Williams X Charlie Patton
Para facilitar a compreensão dos leitores, dividiremos este post em partes, igual fizemos na comparação de número 10: Barão Vermelho X The Stranglers X Elastica X Fábio Jr..
Antes, situaremos historicamente cada um dos músicos por ordem cronológica. Para facilitar, devido ao grande número de informações, o ano do lançamento da música e a música estarão em itálico.
Charlie Patton, um músico norte-americano que a grande maioria desconhece, é considerado o pai do Blues americano. A música mencionada neste post é de 1930, lançada em single num formato de 78 rpm; aqueles discos pesados que tinham no máximo uma música em cada lado (tinha um limite de quatro minutos por lado) que rodavam no gramofone. A música em questão é: "Going to Move to Alabama". Posteriormente ela foi lançada em 1969 junto com muitas outras numa coletânea do músico chamada "The Founder of The Delta Blues".
Em 1947, Hank Williams lançou o single que continha como lado A "Move It On Over".
Em 1954, o grupo de rock and roll Bill Haley and His Comets lançou o single da música "Rock Around the Clock" que é considerada a primeira música de rock. Embora seja considerada a primeira música de rock and roll, há muitas controvérsias a respeito. Uns acham que é uma gravada pelo Elvis Presley, outros acham que é uma versão de um blues, "Rocket 88" feita pelo próprio Bill Haley (não com o His Comets, mas com outra banda) e muitos acham que são outras canções que já soavam o estilo.
Como já foi situado no post anterior, "Roll Over Beethoven" do Chuck Berry foi lançado em 1956.
Vamos às comparações:
Hank Williams X Charlie Patton
A música do Hank Williams é claramente inspirada na do Charlie Patton. A sua estrutura melódica e ritmica é praticamente a mesma.
Semelhança muito evidente.
Uma nota curiosa: ouça a música do Charlie Patton depois que ouvir a do Hank Williams. Você colocará na pausa de Patton o backing vocal em que Williams preenche - Depois do "Move it on Over" tem o backing vocal. Você sentirá falta deste trecho ausente (quer dizer, o Williams que acabou colocando o backing vocal) na música do Patton.
Going to Move to Alabama - Charlie Patton (22s)
Move it On Over - Hank Williams (18s)
Bill Haley and His Comets X Hank Williams
Novamente, o ritmo e a melodia são bem parecidas nas duas músicas. Mas neste caso, não são idênticas. O que torna a semelhança pouco evidente.
Rock Around The Clock - Bill Haley and His Comets (18s)
Move it On Over - Hank Williams (18s)
Chuck Berry X Hank Williams
As músicas se parecem em apenas um momento. O refrão do Hank Williams, em que ele canta: "Move over little dog cause a big dog's movin in", se parece muito com a parte em que o Chuck Berry começa cantando "Roll Over Beethoven /(...)". Apenas coloquei "(...)" porque ele muda a segunda parte do refrão no decorrer da música.
É muito evidente a semelhança entre as duas partes, mas não são idênticas.
Roll Over Beethoven - Chuck Berry (06s)
Move it On Over - Hank Williams (06s)
Depois deste post complexo, é importante ressaltar que a música do Charlie Patton está presente, de uma forma ou de outra, em todas as músicas, já que foi ela quem inspirou a canção inspiradora (a do Hank Williams).
Uma pequena nota: Muitos poderiam perguntar: por que as músicas apresentadas aqui são mostradas como lançadas em single? A resposta é basicamente: o conceito que temos de álbum é recente. Para quem não sabe, até o lançamento do disco dos Beatles, "Sgt. Peppers", o formato em voga eram os singles, que traziam uma música de cada lado. Dificilmente o público comprava um disco contendo muitas músicas e até mesmo as gravadoras evitavam lançar este tipo de formato, pela baixa vendagem - devido à pouca procura. Quando o faziam, eram em forma de coletânea: um disco contendo vários singles.
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº22
Este é um post um tanto curioso. Como um músico pode ter duas músicas parecidas? Quem já ouviu as duas músicas em questão, provavelmente devem ter identificado semelhanças entre as duas introduções (o restante é bem diferente).
Como sempre, primeiro vamos situar as duas músicas no tempo e depois apresentar as provas.
Em 1956, Chuck Berry lançou seu segundo grande single (a fim de curiosidade, o primeiro foi "Maybellene", de 55), intitulado "Roll Over Beethoven". Muitas pessoas conhecem mais a versão dos Beatles do que a original.
A música tocada no baile por Marty McFly no filme "De Volta para o Futuro", "Johnny B. Goode" foi originalmente lançada em 1958, por Chuck Berry. No filme tem até uma cena curiosa de um fictício primo de Berry ligando para ele e dizendo mais ou menos isto: "achei a música que você procurava. Ouça!". Apesar de Chucky Berry ter começado a compo-la em 1955 (ano em que se passa o passado no filme), sua história nada tem a ver com este suposto primo. A criação se deu de forma diferente, tendo outra inspiração.
A semelhança entre o riff das duas introduções são muito parecidos, sendo-a evidente.
Vamos às provas:
Johnny B. Goode - Chuck Berry (15s)
Roll Over Beethoven - Chuck Berry (15s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº21
Podemos dizer que todos os guitarristas, no início de seu aprendizado, tocaram o começo da música do Nirvana, "Come as You Are", presente no álbum "Nevermind", de 1991. Muitos ainda a utilizam para afinar seus instrumentos.
Esta música tem o riff introdutório muito parecido com o da música "Eighties", da banda inglesa Killing Joke, presente no álbum de 1985, "Night Time". A banda punk não é muito conhecida no Brasil (não tanto quanto a banda de Cobain), e ela é mais conhecida entre os fãs do Nirvana, pois em sites sobre o grupo normalmente traz notas sobre isto.
Vamos aos fatos:
Reza a lenda que o Killing Joke ficou puto da vida e abriu um processo contra o Nirvana por ter roubado o riff, só que não foi adiante por causa da morte de Kurt Cobain (os integrantes da banda inglesa resolveram tirar a acusação).
O ex-baterista do Nirvana e atual cantor/guitarrista da banda Foo Fighters, Dave Grohl, tocou bateria em um disco de 2003 do Killing Joke, pondo um fim à briga. Cremos que puseram um fim à briga.
Vamos às provas:
Come as You Are - Nirvana (11s)
Eighties - Killing Joke (17s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
quarta-feira, 18 de abril de 2007
Postagem Nº20
Aproveitando a música do post anterior, "Take on Me", percebemos que a sua introdução é muito parecida com uma outra música.
A música do Michael Sembello é mais conhecida como "Maniac" do filme Flashdance (um musical lançado em 1983), cujo subtítulo brasileiro é "Um ritmo de Embalo" (?). O refrão é assim: "She's a maniac, maniac on the floor/And she's dancing like she's never danced before". Lembrou?
A trilha sonora do filme é do mesmo ano do mesmo, ou seja, 1983. E o guitarrista (Michael Sembello) lançou em seu primeiro disco solo, "Bossa Nova Hotel", de 1984.
A música do A-ha foi lançada em 1985, como dito no post anterior.
As duas músicas se assemelham na introdução, que tem uma batida bem parecida. Desconhecemos o nome do instrumento tocado no início de "Maniac", junto da bateria que parece um reco-reco. Se alguém o souber, seríamos gratos em nos avisar.
Vamos às provas:
Take on Me - A-Ha (11s)
Maniac - Michael Sembello (16s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº19
Sabe quando você ouve uma música e pensa: Nossa, eu já ouvi isto em algum lugar?
Eu sei que esse tipo de pergunta é que motiva este blog e é a razão dele existir, porém é muito interessante você perceber que uma música lhe leva à outra, mesmo que as duas não sejam exatamente iguais. Esse o motivo deste post. Embora as duas músicas não sejam idênticas, elas se lembram bastante.
K. D Lang é uma cantora canadense, conhecida também por sua luta pela causa homossexual, incluindo pesquisa e cuidados ao vírus HIV e à aids. Em 1992, ela lançou o disco "Ingénue" que continha o seu maior hit, "Constant Craving", em que ela ganhou um Grammy por causa dele.
A melodia do vocal desta música lembra bastante a da música mais famosa do grupo norueguês, A-Ha, chamada "Take on Me"; música presente no primeiro disco da banda, "Hunting High and Low" de 1985.
A semelhança das duas é pouco evidente (quase nada evidente).
Vamos às provas:
Constant Craving - K. D. Lang [trecho 1 - (27s)] [trecho 2 - (14s)]
Take on Me - A-Ha (23s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Postagem Nº18
Aqui não se sabe quem inspirou quem. Ambos os álbuns foram lançados no mesmo ano, 1994, com uma diferença de seis meses ("Dookie" do Green Day em fevereiro e "Definitily Maybe", do Oasis, em agosto). Os mais aficcionados poderiam dizer quando que cada uma das canções foram compostas (e se alguém souber, atualizaremos este post), mas como não temos a informação, fica apenas a comparação das duas.
O Green Day lançou, como mencionado, seu terceiro disco "Dookie" em 1994 e tinha como grande hit e último single a música "When I Come Around", junto de outras tantas como "Basket Case" e "She"(para não mencionar outras). A música em questão tem a introdução parecida com a música do Oasis, presente no primeiro álbum da banda, chamado "Definitily Maybe" e lançado no mesmo ano do álbum da banda norte-americana. A música se chama "Married With Children" e foi um pouco sufocada por outras canções que se tornaram hits.
As duas canções tem a melodia da guitarra (ou violão no caso da música do Oasis) introdutória parecida. O riff é praticamente igual, mas em instrumentos distintos e velocidade idem.
Sendo assim, é muito evidente a semelhança entre as duas múscias.
Vamos às provas:
Married With Children - Oasis (24s)
When I Come Around - Green Day (14s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº17
"Woo-hoo" é o refrão grudento e gritento da música da banda inglesa. A música em questão é "Song 2" da banda Blur, e está presente no quinto álbum de estúdio (de mesmo nome da banda), lançado em 1997. A música se tornou a mais famosa da banda, integrando trilha sonora de jogo (Fifa 98) e também caiu no dominio popular, no qual todos urruvam o refrão. Quem nunca fez "woo-hoo" ao ouvir a música que atire a primeira pedra.
O começo da música foi copiado pelo Marylin Manson, na canção "The Fight Song", presente no quarto disco, lançado em 2000 e chamado "Holy Woody". Reza a lenda que esta canção foi inspirada em Nietzsche.
O que se parece nas duas canções?
A batida e a guitarra no início da música do Blur são idênticas ao momento posterior à introdução da música do Marylin Manson (que se repetirá no decorrer da música). Sendo assim, a semelhança é muito evidente.
Vamos às provas:
The Fight Song - Marylin Manson (12s)
Song 2 - Blur (15s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
domingo, 15 de abril de 2007
Postagem Nº16
Em 1971, Led Zeppelin lançou seu quarto disco, chamado "Led Zeppelin IV". Na capa não havia nenhum escrito, somente um velhinho encurvado carregando um monte de galho nas costas. Mesmo não especificado, o álbum vendeu muito e figura como um dos cinco mais vendidos no mundo. Uma das razões é a música mais famosa do grupo e que está presente: "Stairway to Heaven".
A música de oito minutos (sem contar os longos minutos ao vivo) foi composta pela dupla: Plant e Paige. Os acordes iniciais sairam da guitarra de Jimmi Paige, um exímio guitarrista (ex-membro de uma conceituada banda inglesa, autora de riffs grudentos, chamada Yardbirds).
Em 1968, uma banda norte-americana chamada Spirit lançou o seu primeiro disco de mesmo título. A quarta faixa se chamava "Taurus", uma música instrumental, que continha a base melódica que inspiraria Paige a compor o grande hit da banda inglesa.
Só para constar, Led Zeppelin abria os shows do Spirit em 1968 e 1969. O autor da música, Randy California dizia que não considerava o começo de "Stairway to Heaven" uma cópia da sua, mas sim um trabalho por cima daquilo que ele havia composto.
Vamos às provas:
Stairway to Heaven - Led Zeppelin (25s)
Taurus - Spirit (23s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº15
Depois do fraco e atacado pela crítica, "One Hot Minute", Red Hot Chili Peppers lançou em 1999 o disco "Californication", que tinha como primeiro single "Scar Tissue" e posteriormente "Around The World"; a primeira música do álbum e a que será usada neste post.
Os fatos supramencionados muitas pessoas conhecem. Porém, o desconhecido é que a música da banda californiana tem o início idêntico ao cover feito pelo Metallica de uma música da década de 70. Vamos aos fatos.
Em 1988, o Metallica regravou a canção "Breadfan" da banda não muito conhecida, Budgie (canção presente no álbum lançado em 1973, chamado "Never Turn Your Back on a Friend"). O Metallica a lançou primeiramente como lado B num single de 1988, e posteriormente em 1998, no álbum duplo só de covers, "Garage Inc.".
Por curiosidade, colocamos a música original composta por Budgie.
A semelhança é muito evidente.
Vamos às provas:
Around The World - Red Hot Chili Peppers (23s)
Breadfan - Metallica (21s)
Breadfan - Budgie (25s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
sábado, 14 de abril de 2007
Postagem Nº14
A década de 80 é a época em que o Aerosmith gostaria de esquecer. Com bons discos na década anterior e grandes hits, a banda conquistou o cenário mundial e levou a risca o emblema do rock: "sexo e drogas". É muito interessante ouvir os primeiros álbuns da banda e notar que a voz de Stevie Tyler era completamente diferente, parecendo se tratar de outro vocalista. Quem puder, compare as músicas tocadas na década de 70 com as de hoje em dia. Mas vamos ao importante.
Em 1975,a banda lançou o álbum "Toys in the Attic" e nele continha a música "Walk This Way" com um interessantíssimo riff. Os críticos até chamavam esta música de "Satisfaction" do Aerosmith.
A versão da música americana é mais conhecida com a parceria dos rappers Run D.M.C, que a regravaram em 1986 com suas remixagens e outras mudanças. Dizem que esta regravação foi a salvação da decadência do Aerosmith, que lançaram um clip na MTV e voltaram ao estrelato.
E o que isto tem a ver com Jefferson Airplane?
Jefferson Airplane, banda que poucos conhecem, representa muito bem a psicodelia e a era hippie das décadas de 60/70. Com a voz poderosa de Grace Slick e os arranjos do guitarrista e vocalista Balin, a banda tinha excelentes músicas e que até viraram trilha sonora de jogo ("Battlefield Vietnam"). Eles também tocaram no Woodstock de 1969.
Em 1967, ano em que os Beatles lançaram o álbum que representa a psicodelia "Sgt. Peppers", a banda americana lançou o disco "Surrealistic Pillow", que tinha como última faixa a música "Plastic Fantastic Lover".
Qual a comparação entre as duas faixas?
A melodia do vocal das duas canções são bem parecidas (não idênticas). O riff parece ser original, mas o vocal não.
Semelhança pouco evidente.
Vamos às provas:
Walk This Way - Aerosmith (21s)
Plastic Fantastic Lover - Jefferson Airplane (17s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Postagem Nº13
Imagine uma música da sua banda sendo copiada por músicos que lhe incentivaram e influenciaram nas músicas compostas e tocadas por você. Pois é. Foi isto o que aconteceu no Reino Unido.
O Oasis é a principal inspiração do Stereophonics. Em 1996, a banda influenciada lançou seu primeiro disco oficial, "Word Gets Around", e nele havia a música "Same Size Feet", que tinha um riff no refrão muito interessante.
A banda influenciadora surrupiou o riff e o usou na música "Hindu Times", do disco "Heathen Chemistry", de 2002.
Até aí tudo bem. O que ninguém imaginava é que o riff foi originalmente composto pela dupla masculina do ABBA; Andersoon e Ulvaeus. Lançada em 1979, no disco intitulado "Voulez-Vous", a música "Does Your Mother Knows" traz o mesmo riff, só que em ritmo dance.
Quem imaginaria que a banda sueca fosse a criadora do tão copiado riff?
Vamos ao que interessa:
A semelhança é muito evidente.
Hindu Times - Oasis (12s)
Same Size Feet - Stereophonics (12s)
Does Your Mother Knows - ABBA (10s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
sexta-feira, 30 de março de 2007
Postagem Nº12
O próprio guitarrista da banda americana, John Fusciante, disse que o riff de "Give it Away" é inspirado numa música, "Sweet Leaf" da banda inglesa Black Sabbath, liderada lá pelos idos da década de 70 pelo Ozzy Osbourne.
Em 1991, Red Hot Chili Peppers lançou o seu quinto disco, chamado "Blood Sugar Sex Magik", o trabalho do grupo que fez com que fosse reconhecido mundialmente, além de ser considerado o melhor álbum da banda.
Foi lançado como primeiro single a música "Give It Away" que tinha um riff muito interessante, e um refrão que grudava na cabeça das pessoas. A música foi um sucesso.
Em 1971, a banda inglesa lançou no disco "Master of Reality" a música que serviria de base e inspiração para a que, vinte anos depois, seria o sucesso de Red Hot Chilli Peppers. A música, como já foi mencionado acima, é "Sweet Leaf". Um riff poderoso (parece frase de revista especializada em heavy metal) criado pelo então guitarrista Tonny Iommi.
Vamos a alguns detalhes:
"Give It Away" em si lembra a música do Black Sabbath, não complemente, sendo a base da música apenas inspirada na do grupo inglês. Nessa parte da música a semelhança é pouco evidente. Porém, o segundo detalhe, no finalzinho da música americana, o guitarrista toca o riff de Iommi e é bem nítida a semelhança, sendo-a muito evidente.
Vamos às provas:
Give It Away - Red Hot Chili Peppers (Começo) (14s)
Give It Away - Red Hot Chili Peppers (Final) (17s)
Sweet Leaf - Black Sabbath (14s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº11
Em 1995, a banda californiana No Doubt lançou no seu segundo disco "Tragic Kingdom" a música "Don't Speak", que logo se tornou um grande hit no mundo inteiro.
Muitos conhecem a canção, mas poucos sabem que o começo dela é idêntico ao de "Breakfest in America", lançada pelo grupo (que todo homem que gosta, nega) Supertramp, no disco de 1979, com o mesmo nome da música. Este álbum é o mais famoso do grupo, assim como o citado acima do No Doubt.
Sendo o início das duas canções idênticos, a semelhança é muito evidente.
Além disso, temos o grande hit do Aerosmith na década de 70, "Dream On", lançado no disco com o mesmo nome da banda, 1972, que lembra muito o início das duas canções supramencionadas. A melodia é muito parecida e as duas primeiras notas idênticas. Ela se parece ainda mais com a canção do Supertramp.
Vamos às provas:
Don't Speak - No Doubt (8s)
Breakfest in America - Supertramp (8s)
Dream On - Aerosmith (8s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº10
Mostraremos os fatos cronologicamente para uma maior apreensão:
Em 1977, a música que seria base para as outras deste post, do grupo The Stranglers, foi lançada no segundo álbum chamado "No More Heroes", o mesmo nome da canção.
Em 1984, foi lançado no circuito cinematográfico nacional o filme "Bete Balanço", com a Deborah Bloch no papel principal e papel título, que até ganhou um prêmio nacional por sua atuação. O filme era embalado pela música tema do Barão Vermelho que leva o mesmo nome da película (Bete Balanço). A música foi um sucesso nas rádios e entre o público brasileiro e foi lançado no disco da banda do mesmo ano, chamado "Maior Abandonado".
No mesmo ano, o cantor e compositor brasileiro não muito conhecido, Vinícius Cantuaria lançou a música que ficaria mais conhecida na voz de Fábio Jr. chamada "Só Você". Vale relembrar a letra: "Demorei muito pra te encontrar/ Agora quero só você/ Teu jeito todo especial de ser/ Fico louco com você...". A música de Vinícius está presente no seu disco chamado "Sutis Diferenças". O cantor que a regravou a lançou em 1997 no disco "Só Você: Fábio Jr. Ao vivo".
E por último, a música com a maior nítida semelhança com a do The Stranglers, chamada "Waking Up", do famoso disco e da famosa banda Elástica (que já foi motivo de post anteriormente). Só para lembrar, o disco com o mesmo nome da banda foi lançado em 1995.
Analisada toda a história e o contexto, vamos às semelhanças.
The Stranglers X Barão Vermelho (Muito Evidente)
No começo da melodia vocal das duas músicas, temos a nítida semelhança entre o início vocal de uma e o início vocal de outra. Cazuza, ou melhor na versão disponível no blog, Frejat canta: "Pode seguir a tua estrela/ O teu brinquedo de star/ Fantasiando em segredo/ O ponto aonde quer chegar", da mesma forma que Hugh Cornwell canta "Whatever happened to Leon Trotsky?/ He got an ice pick/ That made his ears burn".
Vale ressaltar que a letra da banda americana é no mínimo curiosa e que relata a morte do ex-membro do partido comunista russo, no méxico.
Bete Balanço - Barão Vermelho (14s)
No More Heroes - The Stranglers (25s)
The Stranglers X Fábio Jr. (Pouco Evidente)
Achamos que o início das duas músicas são parecidos. Não idênticos, porque a melodia da música de Fábio Jr. não continua da mesma forma que a do grupo americano, tendo uma pausa no início de uma nota para outra.
Quem a ouvir entenderá o que queremos dizer. Em termos musicais, o mais perto da explicação que conseguimos chegar foi esta. Quem entende da linguagem musical, pode nos enviar por e-mail ou por comentário o que seria esta pausa a que nos referimos.
Só Você - Fábio Jr. (17s)
No More Heroes - The Stranglers (15s)
The Stranglers X Elastica (Muito Evidente)
A música é parecida em toda a sua essência. Elastica parece ter pego toda a base melódica (e até mesmo a batida) da música do The Stranglers. Do início ao fim temos claras referências das duas músicas.
Waking Up - Elastica (17s)
No More Heroes - The Stranglers (15s) - Obs.: é o mesmo trecho de acima
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
quarta-feira, 28 de março de 2007
Postagem Nº9
Em 2004 surge no mercado internacional uma nova banda vinda da Escócia. O disco, que trazia o mesmo nome do grupo, "Franz Ferdinand" tem como carro chefe a música "Take Me Out", que logo fez sucesso e popularizou o grupo. A segunda parte possuía um riff de guitarra muito interessante.
Algumas pessoas não sabem que este riff é muito parecido com uma melodia de guitarra presente na música do grupo inglês Led Zeppelin, chamada "Trampled Underfoot", presente no disco de 1975, "Physical Graffiti".
A melodia da guitarra de Jimi Page se assemelha com a introdução da música de Stevie Wonder chamada "Superstition", do álbum de 1972 "Talking Books". São muito parecidos, mas não idênticos.
Concluindo, semelhança pouco evidente.
Vamos às provas:
Take Me Out - Franz Ferdinand (17s)
Trampled Underfoot - Led Zeppelin (20s)
Superstition - Stevie Wonder (15s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº8
A finada banda americana do hit que tocou à exaustão nas rádios brasileiras, chamada "Santeria", nada tem a ver com a semelhança entre os Beatles. Há uma outra canção que se assemelha e muito com a música do quarteto inglês.
Em 1968, The Beatles lançou um single contendo a música "Lady Madonna", composta e cantada por Paul, assinada pela dupla Lennon/McCartney. Em 1970, esta música seria inserida no álbum "Hey Jude" que teve seu lançamento apenas nos Estados Unidos.
Vinte e oito anos mais tarde, nos Estados Unidos, Sublime pegaria a melodia do vocal e colocaria na música "What I Got", presente no álbum "Sublime", de 1996. A semelhança entre as duas canções é muito evidente.
Vamos às provas:
What I Got - Sublime (18s)
Lady Madonna - The Beatles (16s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
terça-feira, 27 de março de 2007
Parecida Nº7
Los Del Rio X The Smiths X Rolling Stones
Em 1985, a banda inglesa The Smiths lançou um disco chamado "Meat is Murder". Dentro dele há o grande hit da banda, "How Soon Is Now?" que recentemente foi regravada pelas russas do T.A.T.U. A introdução da música é um verdadeiro clássicos. Grupos dance da década de 90 sampleavam o riff e criavam músicas em cima dele.
A grande questão é: o riff inicial não é do The Smiths. É clara a referência a uma música dos Rolling Stones, de 1965, presente no disco "The Rolling Stones, Now!". A música em questão se chama "Mona ("I Need You Baby"). É muito evidente a semelhança.
O mais interessante desta história é que o riff não foi criado nem pelos Smiths, nem pelos Rolling Stones. A música que a banda do Mick Jager gravou é do compositor americano Bo Diddley, que compôs o riff inicial e a lançou em 1959 no disco "Have Guitar, Will Travel". E o legal é que a guitarra deste compositor não tem nenhum dos efeitos utilizados pelas bandas inglesas.
As semelhanças não terminam aí. O início da música "Macarena", da dupla Los Del Rio, lembra em muito o riff inicial das músicas supracitadas. Digamos que esta semelhança é pouco evidente.
Por questão de curiosidade, o riff original, tocada por Bo Diddley também se encontra para download.
Vamos às provas:
Mona (I Need You) - Bo Diddley (4s)
Mona (I Need You) - Rolling Stones (12s)
How Soon is Now? - The Smiths (12s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº6
Elastica era uma banda que havia feito sucesso no meio da década de 90. Em 1995, a banda lança o disco de mesmo nome e nele continha a canção "Connection" que em muito se assemelha com "Three Girl Rhumba", da banda Wire, presente no disco Pink Flag de 1977. O começo das duas canções são idênticos.
No início temos a apresentação dos dois riffs iguais e a mesma batida. Então, é muito evidente a semelhança entre as duas canções.
Vamos às provas:
Connection - Elastica (19s)
Three Girl Rhumba - Wire (15s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
segunda-feira, 26 de março de 2007
Parecida Nº5
Já imaginaram cinco músicas parecidas? Pois é, existe. O caso será melhor explicado abaixo.
Muitos já ouviram falar que a canção do Offspring, "Self-Steem", presente no terceiro álbum da banda, de 1994, chamado "Smash", é muito parecida com o grande hit do Nirvana, "Smells Like Teen Spirit", presente no álbum "Nevermind", de 1991. O início das duas são realmente muito parecidos. Porém, o que muitos não sabem é que a história é mais longa ainda (e mais longa do que possam imaginar).
Em 1970, a banda norte-americana Boston lançou o disco com o mesmo nome e nele continha também o maior hit do grupo, "More than a feeling". Após o início da música, vemos a semelhança com o começo de "Smells Like Teen Spirit".
Contudo, a banda de Boston parece ter se inspirado em outra canção para compor a sua. O mesmo trecho se parece em muito com a canção "Tend My Garden", do grupo The James Gang. A música está presente no álbum "Rides Again", de 1970.
Cronologicamente, a última banda lançou antes do Boston.
A última banda do título é uma banda de rock americano do começo da década de 60, chamada The Kingsmen. Ela gravou a canção "Louie Louie" em 1963, que foi inicialmente composta por Richard Berry em 1955. O riff é um clássico do rock e se tocada mais rápida trará muita semelhança com a guitarra das outras músicas.
A miscelânea está pronta. A música do The James Gang que se parece com a do Boston que tem o mesmo riff que a do Nirvana que se parece em muito com a do Offspring. E por fim, tudo se parece com a música do Richard Berry.
Kurt Cobain, cantor do Nirvana, disse que o riff era um clichê e tanto poderia se parecer com a música do Boston quanto do The Kingsmen.
As melodias das guitarras que são muito parecidas tornam as coisas muito evidentes.
Vamos às provas:
Louie, Louie - The Kingsmen (10s)
Tend My Garden - The James Gang (21s)
More Than A Feeling - Boston (20s)
Smells Like Teen Spirit - Nirvana (22s)
Self-Esteem - Offspring (18s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº4
No post anterior, dissemos que os Tribalistas têm uma canção muito parecida com a do grupo norte-americano Sly & Family Stone. E pudemos constatar que não é somente o trio, mas também Raul Seixas.
A canção de Raulzito que se parece com a do grupo hippie é a "Trem das Sete" que faz parte do disco "Gita", de 1974. A do grupo de São Francisco, se chama "Stand" e está no álbum "Stand!", de 1969.
O que nos chama mais atenção é que parece ser a música do cantor brasileiro totalmente inspirada, em termos de melodia, na canção do grupo de soul. Por isso achamos que a semelhança entre as duas canções é muito evidente.
Dizem as más línguas que Raulzito emprestava algumas melodias de outras canções famosas para compor as suas. Não é a proposta do site acusar de plágio, mas é a proposta informar o que dizem as más línguas.
Vamos às provas:
Trem das Onze - Raul Seixas (22s)
Stand - Sly & The Family Stone (25s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº3
Em 2002, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte se reuniram para colocar em prática o projeto intitulado "Tribalistas". No mesmo ano, lançaram um CD contendo 13 faixas e tendo como single inicial a canção "Já sei Namorar". A música estourou nas rádios e todos que a apreciavam, cantavam a introdução cheia de "u", repetindo aquilo que foi feito pela Marisa. Mal sabiam eles que este começo era muito parecido com uma canção dos anos 70.
A canção mencionada é do grupo de soul de São Francisco chamado "Sly & The Family Stone". O nome dela é "Family Affair" e está no álbum do grupo "There's a Riot Goin' On", de 1971. A banda também se apresentou no Woodstock 69 e para os mais curiosos, ela não foi tocada durante o festival.
As duas músicas são parecidas na melodia da voz de Marisa Monte no início da canção brasileira com o refrão da música hippie, cantado também por uma mulher.
Vamos às provas:
Muito evidente.
Já Sei Namorar - Tribalistas (25s)
Family Affair - Sly & The Family Stone (20s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº1
Para quem não sabe, Rod Stewart copiou descaradamente a canção de Jorge Ben. Para os avessos à cultura nacional, muitos achariam que Ben teria copiado Stewart. Vamos aos fatos e o desenrolar da história.
Em 1972, Jorge Ben lançou o disco chamado "Ben" e a última faixa se chamava "Taj Mahal". O gringo deve ter ouvido a música em questão e resolveu surrupiar a parte em que o Ben canta silabicamente (tere...), e lançou em 1978 a música "Do ya think I'm sexy?", a primeira faixa do álbum "Blondes Have More Fun".
Ele não repete o "tere", mas no refrão temos a mesma melodia: "If you want my body and you think I'm sexy/Come on, sugar, let me know/If you really need me just reach out and touch me/Come on, honey, tell me so"
Muitos achariam que acusamos Rod Stewart de plágio. Mas não foi nós que o acusamos. O próprio Ben chegou a acusá-lo e a mover um processo contra o cantor escocês. O gringo culpou seu parceiro e o brasileiro não viu a cor do dinheiro; Stewart fez um show beneficente na ONU e cedeu o lucro da canção ao Unicef.
Vamos às provas:
Classificação: Muito evidente
Taj Mahal - Jorge Ben (22s)
Do ya think I'm sexy? - Rod Stewart (23s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
Parecida Nº 2
Renato Russo, líder da Legião, nunca negou sua admiração pelo grupo de rock nova-iorquino e também a influência exercida na banda brasileira.
Em 1977, Ramones lançou o disco "Rocket to Russia" que continha a faixa "I Don't Care". Aos entendidos de Legião Urbana, Renato Russo compôs "Que País é Este?" em 1980. Alguns afirmam 1978, o que dá um ano de diferença entre uma canção parecida e outra e Ramones continua na frente. Porém, a música só foi lançada em 1987 no álbum com o mesmo título da canção.
Renato Russo parece que nunca negou que tenha se inspirado nos três acordes da música do grupo norte-americano. A guitarra nas duas músicas são parecidas e isso é evidente.
O mais interessante é o seguinte (por isso o título do post). Em 1981, Ramones lança a música "We Want The Airwaves" no disco "Pleasant Dreams", que tem uma parte muito parecida com a canção de Renato Russo (diferente da parte de "I Don't Care").
Reparar na guitarra e na bateria nestas duas comparações.
Se formos levar em conta a a segunda música e o tempo cronológico, Ramones se inspirou na canção da Legião Urbana, porém, como esta só foi lançada em 1987 pelo grupo brasileiro (antes ela fazia parte da demo-tape do Aborto Elétrico) e acredito que a banda americana não tinha acesso a esta fita, resta uma grande dúvida: Quem se inspirou em quem?
Vamos às provas:
Primeira comparação (muito evidente):
Que País é Este? - Legião Urbana (24s)
I Don't Care - Ramones (23s)
Segunda Comparação (pouco evidente):
Que País é Este? - Legião Urbana (21s)
We Want The Airwaves - Ramones (30s)
(Os arquivos mp3 estão hospedados no site Fileden e não estão infectados. Bitate: 128kbps)
...no princípio
Tem inicio mais um blog na internet. Este pretende mostrar que a frase de Lavoisier (Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma) também está presente na música.
Algumas canções são profundamente parecidas e cabe a este blog postar aquelas que estão dentro deste quesito. A opinião do internauta também conta e quem conhecer alguma música que é etremamente parecida com outra, é só entrar em contato com os moderadores da página.
Fica bem claro as seguintes proposições:
1) O site não tem o intuito de denegrir a imagem dos artistas, tão pouco as suas capacidades criativas. Quem bem conhece as regras de probabilidade, deve haver mais música do que o número possível de combinações de acordes ou batidas. Sendo assim, a cópia se torna muitas vezes inconsciente.
2) O site não tem o intuito de acusar os artistas de plágio. Como bem sabemos, alguns artistas podem ter se inspirado na música, fazendo aquela famosa homenagem. Cabe ao plagiado acreditar nisto.
Em termos lingüísticos (Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)
plágio
do Lat. plagiu <>plagiato;
cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua.
3) Caso houver denuncia de plágio e o processo entre os dois artistas estiver correndo solto pela internet, o blog se prontificará em publicar a notícia.
4) Disponibilizaremos trechos das canções em que o momento parecido é bem evidente. Não colocaremos as canções na íntegra, por este não ser o objetivo em questão e tão pouco, queremos contribuir para a pirataria.
5) Como os moderadores não conhecem todas as músicas do mundo e conseqüentemente todas as canções parecidas, fica mais do que evidente que a participação dos internautas é de fundamental importância. Para que vocês nos coloque a par de tudo o que é parecido em termos musicais, escreva para nós: nesecree@yahoo.com.br
6) Temos consciência de que muitas músicas podem não ser parecidas. Para reconhecer que o acorde "x" da música "y" é idêntico ao da música "w", muitas vezes será necessário um ouvido treinado, pois os trechos das músicas parecidos muitas vezes não é evidente. Por isso, resolvemos criar uma escala: muito evidente (qualquer um consegue identificar), pouco evidente (alguns conseguem e muitos só conseguiriam se ouvir mais de uma vez as duas canções) e nada evidente (normalmente só ouvidos treinados conseguiriam).
7) Para nós, o reconhecimento das músicas também é uma questão pessoal. É o mesmo quando alguém lhe diz que fulano é parecido com sicrano. Para quem diz, é, e muitas vezes para nós, não.
8) O único intuito deste blog é o divertimento.
9) Além do divertimento, também acreditamos que quem visita o site está atrás de curiosidades. Quem nunca se perguntou: "Eu adoro esta canção. Será que tem alguma parecida com ela?". Cremos que vocês acharão as músicas parecidas para as suas canções prediletas.
10) Caso tudo isto já tenha sido criado, Lavoisier se aplica a mais campos que o estipulado.
A equipe do site agradece.